Campeão de xadrez vê semelhanças estratégicas com futebol. Ambos exigem sólida defesa e ataque fulminante.
Raí Araújo - 17 anos |
Em tempos de Copa do Mundo, o estudante Raí Araújo, do campus Caicó, faz uma comparação do futebol com o xadrez: “O primeiro objetivo é defender o rei, depois atacar o adversário”. Aos 17 anos, aluno do curso técnico integrado de Eletrotécnica, Raí é o atual campeão juvenil dos Jogos Escolares de Caicó e já venceu, este ano, duas das três etapas já ocorridas do Circuito Escolar de Xadrez.
Entusiasta desse esporte, Raí afirma que sua capacidade de raciocínio foi incrementada depois que passou a praticá-lo. Ele joga xadrez desde o ano de 2007, quando aprendeu as regras com um professor da Escola Estadual onde estudou, a Padre Edmundo Kagere, localizada no bairro Castelo Branco, em Caicó. Seu progresso foi gradativo. Naquele ano foi décimo colocado na categoria infantil dos jogos escolares. Em 2008, chegou à sexta colocação, no juvenil e, no ano passado, deu um salto para o primeiro lugar.
Para Raí, a peça mais charmosa do xadrez é a rainha, espécie de top model, por desfilar mais que as outras peças no tabuleiro. Na terceira etapa do Circuito Escolar de Xadrez, ocorrida em maio deste ano em Caicó, Raí ultrapassou 27 concorrentes oriundos de seis escolas, sagrando-se vencedor.
INCENTIVO – A prática do xadrez no campus Caicó conta com o esforço de dois entusiasmados servidores, o professor de matemática Mário Wedney e o coordenador de Serviços Gerais e Manutenção João Batista Amaral. Os dois programam uma oficina de xadrez para o semestre que vem. “Será num sábado letivo”, informa João Batista, “vamos ensinar o básico e também introdução às finais”, acrescenta.
João Batista pratica xadrez desde 1996 e, atualmente, participa do Torneio SR7076, competição virtual promovida pelo site www.interajedrez.com, da qual é virtual campeão. Partidas já encerradas, João Batista venceu seis adversários e perdeu somente uma disputa. O SR7076 é uma competição que preza pela paciência, as partidas são longas e a movimentação das peças acontece através de comunicação via endereço eletrônico. “Vale o prazer de jogar”, completa João Batista.
0 comentários:
Postar um comentário