quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Wallace Costa morre em Natal.


O professor Wallace Costa morreu ontem em Natal, vitimado por um infarto momento após jantar com a família. Ex-jogador de futebol e apontado como um dos mais talentosos meio-campistas que já atuaram no futebol potiguar, ele tinha 79 anos e vinha enfrentando problemas de saúde, pois era portador de diabetes. O sepultamento ocorreu ontem as 16 horas, no cemitério do Alecrim.
João Maria AlvesO ex-jogador Wallace Costa foi campeão estadual defendendo, tanto o ABC, quanto o América
O ex-jogador Wallace Costa foi campeão estadual defendendo, tanto o ABC, quanto o América

Como atleta de futebol Wallace foi campeão nas temporadas de 1956 e 1957 pelo América, onde atuou ao lado de Saquinho outro grande nome da história do futebol do Rio Grande do Norte. Mas a carreira dele como atleta não ficou restrita apenas ao alvirrubro, ele também deu muita alegria aos torcedores abecedistas, clube pelo qual conquistou o título estadual de 1962, onde atuou ao lado de Cocó e Jorginho. Costa também atuou pelo Alecrim, mas não conquistou títulos pelo clube esmeraldino.

 A carreira vitoriosa dentro das quatro linhas, mais tarde, em 1972, foi transferida para fora dela. Nesta temporada Wallace Costa aceitou o convite do então presidente do ABC, Amaro Marinho e foi dirigir a equipe, com a qual conquistou o primeiro título do estádio Castelão, que mais tarde viria a se tornar Machadão. A exemplo do que fez como atleta, ele também treinou os três grandes clubes natalenses.

Wallace era um estudioso do futebol, gostava de viajar para assistir grandes clubes jogarem, já que nessa época as emissoras de televisão ainda não davam shows de transmissão. Natal não tinha ainda o antigo Castelão, e no "JL"  não havia condições de trazer grandes equipes para atuar na cidade.

Wallace teve uma longa e profícua amizade com o professor Eloi Simplício, inclusive ambos estagiando nos clubes cariocas, fazendo amizades com o ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol, Carlos Alberto Parreira e, posteriormente, com o treinador Antônio Lopes. Wallace sempre estimulava seu amigo Eloi, na formação de jovens jogadores. No seu discurso à beira do caixão, Eloi Simplício citou a grande parceria  que manteve com Wallace ao longo de várias décadas. 

0 comentários: