sexta-feira, 30 de outubro de 2009

III JORNADA CIENTÍFICA DA APAE-NATAL INICIOU ONTEM À NOITE(29/10) E CONTINUARÁ ATÉ AMANHÃ(SÁBADO) CONTANDO COM UMA BOA PARTICIPAÇÃO DE EDUCADORES(as) DE NOSSA CIDADE.



Saindo um pouco daquilo que caracteriza o "Esporte e Saúde", abrimos espaço para a divulgação de um  excelente evento na área da educação inclusiva. Trata-se da III Jornada científica promovida pela APAE-Natal que iniciou-se ontem(quinta-feira) e tem como tema oficial "A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: POSSIBILIDADES E CONQUISTAS". O evento está acontecendo no CEMURE(Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves) em Natal/RN, localizado à Rua Coronel Estevão, 3705, Bairro de Nazaré, ao lado da Rodoviária.   O que chamou mais atenção neste evento,  foi o grande interesse demonstrado pelos(as) educadores(as) de nossa cidade em participar do evento. A maior delegação presente no auditório do CEMURE está sendo a de Ceará-Mirim que contabiliza  aproximadamente, 30 educadores de escolas públicas e privadas de nossa cidade.

 Não dá para  fechar os olhos para a realidade que nos apresenta. A inclusão social dos portadores de deficiência  física e intelectual é um caminho sem volta. Os nossos educadores já parceberam isso e estão em busca de informações e estudos para poderem atuar de forma profissional e consciente  nessa área.


Estão de parabéns esses educadores(as) que estão buscando se qualificar para melhor intervir nessa nova realidade da educação brasileira. A formação dos educadores deve ser um processo contínuo. Não basta hoje ter um diploma de curso superior e achar que  encontra-se pronto para atuar no mercado de trabalho  cada vez mais exigente no que diz respeito ao  domínio das competências necessárias   para um bom  exercício da profissão.                           Durante a participação da Professora Roberta Luna Costa Freire que discursou sobre o tema " Estimulação precoce e reabilitação: a base para a inclusão", a Coordenadora pedagógica  Elisabete Campos(E. E. Enéas Cavalcante-Ceará-Mirim) fez uso da palavra para destacar a realidade vivenciada por ela com crianças  excluídas no ambiente escolar e a necessidade de romper preconceitos e tratar com carinho aqueles que mais necessitam de uma boa escola.

 Terminando sua fala, Elisabete enfatizou que o ingresso dela  nessa área do conhecimento se deu pela "dor", após o nascimento de seu filho , hoje com 3 anos de idade, Daniel e que atualmente está frequentando a escola normal e apresentando um bom rendimento escolar.


Daniel Campos em atividade proposta por suas professoras , Flávia e Eunice no CSA(C. Mirim).


A III Jornada Científica da APAE/NATAL será encerrada amanhã(sábado) e terá  a seguinte programação:
- 08:00: Conferência: "A indicação, aplicação e como o uso do BOTOX pode favorecer a inclusão da pessoa com deficiência". Será proferida pelo Dr. Antonio Augusto Santiago(Médico Ortopedista).
- 08:45 : Haverá uma mesa redonda com o tema: "Esporte e Inclusão". Nesta mesa estarão presentes Clodoaldo Silva(Paratleta), Severino Cavalcante do Nascimento(SADEF- atleta), Angélica  Maria Nunes de Souza(APAE/Natal-atleta) e Ecildo Lopes de Oliveira(SADEF-atleta).
-09:30: Intervalo e apresentação do Grupo de Capoeira da APAE/Natal.
-10:00 : Conferência: "Oficina de Linguagem" com Maria Rita Volpe(Fonoaudióloga) de Campo Grande/MS.
- 11:00 : Conferência: " O deficiente e o mercado de trabalho" que será proferida por Maria de Fátima A. Fernandes Assunção(Superintendente do TRT-RN).

PARA ENCERRAR GOSTARIAMOS  DE PARABENIZAR A ESSES PROFESSORES(as) QUE DERAM UM PASSO À FRENTE EM SUA FORMAÇÃO, BUSCANDO O CONHECIMENTO QUE, COM CERTEZA, FARÃO A DIFERENÇA NAS NOSSAS ESCOLAS.
UM ABRAÇO A TODOS E MAIS UMA VEZ,


PT SAUDAÇÕES!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

ESTA JORNADA QUE OS PROFISSIONAIS DA APAE NATAL PROPORCIONARAM PARA A SOCIEDADE NATALENSE, VEIO PARA CRESCER, ENRIQUECER,AUMENTANDO NOSSOS SABERES, ONDE A INCLUSÃO DEVE ACONTECER DE FATO E DE DIREITO.

PARABÉNS A TODA EQUIPE APAEANA!!!!
O TRABALHO DE VCS VALE MILLL!!!

terça-feira, 15 dezembro, 2009
Anônimo disse...

Oi Bete,adorei ver a fto de Daniel...eles são diferentes em tudo até no comportamento na sala de aula...os que se dizem ''normais''ignoram os professores,se recusam a realizar atividades individuais e coletivas e se divertem em grupos de provocação,agredindo colegas e impossibliltando as aulas.!!!!
Joana D'arc Costa

sexta-feira, 30 setembro, 2011