sábado, 31 de outubro de 2009

III JORNADA CIENTÍFICA APAE-NATAL CHEGA AO SEU ÚLTIMO DIA TENDO COMO PONTO ALTO A MESA REDONDA "ESPORTE E INCLUSÃO.


Pedro Torres e Elisabete Campos(esposa) com Clodoaldo Silva(Muito gentil atendendo aos fãs após proferir palestra sobre sua vida, desde a infância pobre até o estrelato internacional.
A III Jornada Científica promovida pela APAE-NATAL encerrou-se hoje ao meio dia no auditório do CEMURE(Centro Municipal de Rferência em Educação Aluízio Alves) em Natal/RN e o ponto alto de dia foi a mesa redonda intitulada "Esporte e Inclusão", onde esteve presente o nosso grande atleta paraolímpico de renome internacional Clodoaldo Silva(Natação).  Além de Clodoaldo Silva , estiveram presentes também, Severino Cavalcante(Tiro com arco e flecha), Angélica Moura(Atletismo) e Ecildo Lopes(Tênis de Mesa). Todos eles fazem parte da SADEF/RN( entidade criada por eles para desenvolver a inclusão de pessoas com deficiência física ou   deficiência intelectal em nosso estado pela via do esporte.

Clodoaldo , apesar das dificuldades vividas por ele ao longo da vida, demonstrou a todo instante determinação para conseguir chegar até onde chegou. Em palestra proferida, disse que seu maior ídolo no esporte era Airton Senna(Automobilismo). Clodoaldo, sem dúvida representa um ícone em nossa sociedade e um exemplo que muita gente pode se espelhar.
Além de Clodoaldo, outro atleta bastante assediado  após a palestra foi Ecildo Lopes(Paratleta da SADEF) que contou sua trajetória, do acidente onde ficou paralítico, até os dias atuais e que também não baixou a cabeça e seguiu em frente fazendo do esporte uma ferramenta de integração social.




Depois de participar de um evento como esse promovido pela APAE-Natal, nós seres humanos dotados de todas as faculdades ditas normais, não podemos ser  os mesmos. Eles, sem dúvida nenhuma, são fantásticos. As lições de vida transmitidas por eles servem não somente para outras pessoas deficientes, como também para todos nós. Muitas vezes, seres imperfeitos que somos, vivemos a reclamar da vida por coisas simples e esquecemos que existem nesse exato momento,  portadores de  imensas dificuldades  e que seguem suas trajetórias na vida sem reclamações e o que mais importante, são felizes apesar das limitações impostas pela vida.


Para encerrar, gostariamos de parabenizar a APAE pelo evento, os atletas paraolímpicos  pelas lições de vida transmitidas a todos nós hoje e  os educadores de Ceará-Mirim que esqueceram o feriadão e foram até Natal aprender um pouco mais sobre Inclusão Social. Com Certeza esses educadores não serão os mesmos após o que vivenciaram neste evento. Quem ganha com isso é a escola, é a educação, é a sociedade, enfim, somos todos nós. Podemos também bater palmas para a atitude de algumas escolas privadas de nossa cidade que enviaram alguns profissionais dos seus quadros para esse evento, como foi o caso da SECAT e  CSA.  Gostariamos também de elogiar a atitude da APAE de Ceará-Mirim e da Secretaria Municipal de Educação pelo apoio no deslocamento dos professores até o local do evento.

UM ABRAÇO A TODOS QUE PARTICIPARAM DA III JORNADA CIENTÍFICA DA APAE.
AVISO AOS PROFESSORES: Caso queiram as gravações feitas por mim do evento, basta ligar para 3274-3415 ou 8827-5584 que teremos prazer em ceder o material coletado. Cobramos apenas uma quantia mínima para repor as mídias(DVD's virgens).

ATÉ O PRÓXIMO EVENTO  E... PT SAUDAÇÕES!!! 

0 comentários: