sexta-feira, 4 de março de 2011

É POSSÍVEL ALIAR TEORIA E PRÁTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

Guilherme Freitas- Campinas/SP.
Atletismo na 6ª e 7ª séries
Iniciei os conteúdos nessa semana que termina. Optei por fazer um recorte histórico das modalidades de atletismo, trazendo a origem das modalidades ligada à sobrevivência do ser humano por meio de tarefas motoras:

A Origem do Atletismo
 Nos tempos antigos, os seres humanos precisavam de algumas habilidades para sobreviver (correr, saltar, arremessar e lançar). Com o passar do tempo, iniciaram disputas entre eles para descobrir quem era o melhor em determinada tarefa, aprimorando suas habilidades e conseguindo benefícios individuais.

Dessas disputas, surgiram os jogos, e assim, as modalidades do Atletismo, tido como o esporte fundamental, cuja prática é a que possui registros mais antigos. Dentre as modalidades do Atletismo, podemos citar Corridas, Saltos, Arremesso e Lançamentos, além das Provas Combinadas.

Com a assimilação dessas informações, trouxe a prática para exemplificar do que estávamos falando. Nas sextas, criamos situações em que correr fosse necessário (brincadeiras de pega, estafetas de correr e voltar, transposição de obstáculos). Já nas sétimas séries, o movimento de arremessar e lançar possui uma diferença sutil que as atividades tornaram mais concreta, além de exercitar o padrão motor das modalidades que serão vistas mais especificamente ao longo das próximas aulas. As atividades realizadas em arremessos e lançamentos foram: um boliche adaptado no qual os alunos escolhiam uma das bolas disponíveis (grandes, pequenas, pesadas, leves etc.) para tentar derrubar os cones; depois, com uso de bambolês, realizarem um lançamento para encaixá-los nos cones (como na brincadeira de argolas); o arremesso de bolas na cesta de basquete; o lançamento de bolas na medicine ball (bola de 3kg), na proposta de um jogo em que o objetivo era movê-la acertando as outras bolas até que ultrapassasse a linha do adversário - esta última proposta foi bem aceita pelos alunos das 3 salas -, marcando um ponto.

No retorno à sala, pedi que anotassem algumas informações básicas sobre as modalidades como a organização em provas, regras básicas etc. De ruim, ficou a baixa participação das meninas nas corridas, talvez a alternativa seja dividir dois espaços, cada um para um gênero, já que as meninas pareceram encabuladas em participar junto aos garotos.

Experiência relatada no blog "Ludocência",  pelo professor Guilherme Freitas, Campinas/SP , com alunos do 6º e 7º ano. 



1 comentários:

Guilherme Freitas disse...

Obrigado pela reprodução do texto! É sempre um prazer dividir com mais pessoas as experiências de sucesso da nossa prática. Grande abraço, sucesso e continue visitando o LUDocência!!

terça-feira, 08 março, 2011