quarta-feira, 19 de março de 2014

ATENÇÃO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO: EXPOSIÇÃO ABERTA SOBRE A COPA DO MUNDO.

A UnP sediará, entre os dias 12 de março e 4 de abril, a exposição BRASIL um país um mundo, que chega a Natal trazendo um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do nosso futebol, entre objetos, fotos, vídeos, instalações interativas que também mostram como o futebol permeia as mais diversas áreas de conhecimento. A exposição acontecerá de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 16h. A entrada é gratuita e aberta à toda população.
Desde sua estreia em Brasília em dezembro passado, BRASIL um país um mundo já passou por Curitiba, Salvador, Recife e Porto Alegre e rodará até julho pelas demais cidades-sede da Copa. Integrante da Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, a exposição traz um acervo composto de relíquias que levam o visitante numa viagem pelo tempo até os anos 30, reunindo camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras.
Repleta de relíquias, a mostra BRASIL um país um mundo passa por todas as cidades-sedes retratando o futebol como um fenômeno sociocultural.

O futebol e a identidade brasileira
“Peças raras e exclusivas vão ilustrar não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento,” diz o jornalista Ricardo Corrêa, curador da exposição.

Ana Gonçalves, diretora da Footwise, idealizadora do Brasil um país um mundo, diz que a exposição foi pensada de forma a contar a história do Brasil por meio do futebol: “O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país”.
Patrocinada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste e com apoio da Rede Anhanguera, revistas Placar e Veja, GettyImages, Universidade Potiguar e da SECOPA/RN — Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, BRASIL um país um mundo será dividida em eixos temáticos. No segmento Paixão, Diversidade & Sagrado, vídeos, objetos e fotos mostram as mandingas, as promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro que são invocadas pelo torcedor — o visitante poderá gravar um depoimento de 30 segundos para registrar no site do projeto seu amor pelo esporte.
Na seção Tecnologia, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios, os placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada nas chuteiras e bolas) e de cobertura midiática.
O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmento História, que documenta as emocionantes excursões do Santos de Pelé e da Canarinho durante a Guerra de Biafra, na Nigéria, e a Guerra do Haiti. Em Moda, o recorte e o estilo dos uniformes de futebol nas várias décadas desde o século XIX são analisados.
Cor local
A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede têm um espaço exclusivo em cada cidade que receberá a exposição, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.

Valorização do futebol brasileiro
O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do sitewww.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas, com intuito de orientá-los como agentes multiplicadores, replicando um legado de conhecimento – e reconhecimento – da cultura do futebol aos jovens estudantes brasileiros.

Outro objetivo do projeto, que tem parceria com entidades como a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil — ACMB e a Fundação Cafu, é valorizar a memória dos campeões mundiais do país. Por isso, semanalmente em cada exposição, um campeão mundial estará no local e lembrará junto com o público das glórias da seleção.
EXPOSIÇÃO BRASIL UM PAÍS UM MUNDO
DATA: 12 de março a 4 de abril
HORÁRIO: de segunda à sexta das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 16h
LOCAL: Universidade Potiguar — Unidade Roberto Freire
ENDEREÇO: Avenida Engenheiro Roberto Freire, 1684, Capim Macio — Natal-RN
ENTRADA: Grátis

Confira abaixo as próximas temporadas da exposição:
Fortaleza: 01/04 a 28/04
Belo Horizonte: 15/04 a 11/05
Cuiabá: 27/04 a 19/05
Manaus: 01/06 a 25/06
São Paulo: 10/06 a 15/07
Rio de Janeiro: 12/06 a 14/07

Fonte: RLC Comunicação e Ideias

0 comentários: