Engenheiro do Estádio "Barretão" emite nota à imprensa sobre falhas apontadas por vistoria realizada pelo corpo de bombeiros.
Resposta do engenheiro do estádio "Barretão" a matéria publicada na "Tribuna do Norte"
A ARESTA ENGENHARIA E PROJETOS atua no mercado de projetos desde 2006, quando fundada e vem a publico esclarecer alguns pontos a respeito da reportagem publicada na edição de hoje do Jornal Tribuna do Norte com o titulo “Barretão possui falhas no projeto e vistoria não esta agendada”.
A Aresta Engenharia e Projetos foi contratada para elaborar o projeto de prevenção e combate a incêndio como consta na ART de numero 00021031862225014020, que dar a certeza da responsabilidade sobre o projeto junto ao CREA/RN.
O estádio Arena Ceará-Mirim (Barretão) é sem duvida hoje o estádio mais seguro do Rio Grande do Norte, pois foi elaborado obedecendo a todas as normas de segurança da ABNT inclusive atendendo a Instrução Técnica (IT) Nº12/2011 do Corpo de Bombeiro do estado de São Paulo, considerada a melhor e mais segura do país, e que é aplicada atualmente pelo Corpo de Bombeiro do Rio Grande do Norte.
Segundo a própria reportagem as falhas apresentadas são consideradas simples e por serem simples foram solucionadas em menos de 24 horas. Tais falhas podem ocorre em qualquer segmento de trabalho , assim como na própria reportagem que chamou o assessor de imprensa do Corpo de Bombeiro do RN de LUCIANO CORCEIRO, onde na verdade o nome correto é CRISTIANO COUCEIRO.
Voltando as falhas apresentadas e Listadas pela reportagem temos as soluções:
- Foi indicado em planta os locais dos bares e banheiros;
- Existem no estádio 2 (DUAS) entradas de Veiculo de Emergência e foi indicado em planta o local onde o mesmo ficará estacionado;
- É bem verdade que o estádio só possui UMA ÚNICA ESCADA, que dar acesso as cabines de imprensa e a mesma possui uma largura de 1,20m. Como a escada foi executada de madeira, elaboramos outra saída de emergência.
- Quanto as barras antipânico, foi indicadas em projeto;
- A alegação de falta de guardas corpo centrais e laterais nos acessos radias, não se aplica, pois segundo o item 6.4.7 da IT 12/2011 de São Paulo diz que: Nos acessos radiais das arquibancadas com inclinação superior a 32 graus, quando houver acomodações ou assentos em ambos os lados, os corrimãos devem ser laterais (individuais por fila) ou centrais, com altura entre 80 e 92 cm e resistência mínima de 2,00 KN/m. Quando forem centrais, devem possuir intervalos (aberturas), pelo menos, a cada cinco fileiras de bancos, visando facilitar o acesso ao assento e permitir a passagem de um lado para o outro (ver Figuras 5 e 10). Esses intervalos (aberturas) terão uma largura livre, horizontalmente, entre 70 cm a 90 cm (correspondente à largura do patamar). Como a inclinação da arquibancada é menor que 32 graus, logo não há a obrigatoriedade.
- As duvidas sobre o camarote foram sanadas pelo próprio arquiteto com a analista sem a necessidade de qualquer alteração no projeto arquitetônico
Para finalizar reitero todo a nossa reponsabilidade com a segurança de todos os que vão frequentar a Arena, prova maior é que segue uma imagem com o projeto ANALISADO e APROVADO pelo Corpo de Bombeiro do RN, a quem agradeço pelo esforço de analisar os projetos e dirimir qualquer ato falho, sempre se comprometendo com a segurança da população.
Atenciosamente,
Nicholas Sousa de Carvalho
Eng. Civil / Eng. Eletricista
Sócio administrador da Aresta Engenharia e Projetos.
A Aresta Engenharia e Projetos foi contratada para elaborar o projeto de prevenção e combate a incêndio como consta na ART de numero 00021031862225014020, que dar a certeza da responsabilidade sobre o projeto junto ao CREA/RN.
O estádio Arena Ceará-Mirim (Barretão) é sem duvida hoje o estádio mais seguro do Rio Grande do Norte, pois foi elaborado obedecendo a todas as normas de segurança da ABNT inclusive atendendo a Instrução Técnica (IT) Nº12/2011 do Corpo de Bombeiro do estado de São Paulo, considerada a melhor e mais segura do país, e que é aplicada atualmente pelo Corpo de Bombeiro do Rio Grande do Norte.
Segundo a própria reportagem as falhas apresentadas são consideradas simples e por serem simples foram solucionadas em menos de 24 horas. Tais falhas podem ocorre em qualquer segmento de trabalho , assim como na própria reportagem que chamou o assessor de imprensa do Corpo de Bombeiro do RN de LUCIANO CORCEIRO, onde na verdade o nome correto é CRISTIANO COUCEIRO.
Voltando as falhas apresentadas e Listadas pela reportagem temos as soluções:
- Foi indicado em planta os locais dos bares e banheiros;
- Existem no estádio 2 (DUAS) entradas de Veiculo de Emergência e foi indicado em planta o local onde o mesmo ficará estacionado;
- É bem verdade que o estádio só possui UMA ÚNICA ESCADA, que dar acesso as cabines de imprensa e a mesma possui uma largura de 1,20m. Como a escada foi executada de madeira, elaboramos outra saída de emergência.
- Quanto as barras antipânico, foi indicadas em projeto;
- A alegação de falta de guardas corpo centrais e laterais nos acessos radias, não se aplica, pois segundo o item 6.4.7 da IT 12/2011 de São Paulo diz que: Nos acessos radiais das arquibancadas com inclinação superior a 32 graus, quando houver acomodações ou assentos em ambos os lados, os corrimãos devem ser laterais (individuais por fila) ou centrais, com altura entre 80 e 92 cm e resistência mínima de 2,00 KN/m. Quando forem centrais, devem possuir intervalos (aberturas), pelo menos, a cada cinco fileiras de bancos, visando facilitar o acesso ao assento e permitir a passagem de um lado para o outro (ver Figuras 5 e 10). Esses intervalos (aberturas) terão uma largura livre, horizontalmente, entre 70 cm a 90 cm (correspondente à largura do patamar). Como a inclinação da arquibancada é menor que 32 graus, logo não há a obrigatoriedade.
- As duvidas sobre o camarote foram sanadas pelo próprio arquiteto com a analista sem a necessidade de qualquer alteração no projeto arquitetônico
Para finalizar reitero todo a nossa reponsabilidade com a segurança de todos os que vão frequentar a Arena, prova maior é que segue uma imagem com o projeto ANALISADO e APROVADO pelo Corpo de Bombeiro do RN, a quem agradeço pelo esforço de analisar os projetos e dirimir qualquer ato falho, sempre se comprometendo com a segurança da população.
Atenciosamente,
Nicholas Sousa de Carvalho
Eng. Civil / Eng. Eletricista
Sócio administrador da Aresta Engenharia e Projetos.
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