sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Excesso de gordura na barriga em homens gera risco de osteoporose.



Estudo realizado em Harvard aponta que o acúmulo de gordura abdominal não é apenas um fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes.

Por Massachusetts, EUA


Homem acima do peso tendo a cintura medida (Foto: Getty Images)Homens com gordura na barriga têm um risco
maior de desenvolver osteoporose (Foto: Getty)


Um estudo realizado por pesquisadores da escola de medicina de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que homens com acúmulo de gordura abdominal possuem um risco maior de desenvolver osteoporose no decorrer da vida. Para a pesquisa, foram avaliados 35 pacientes com médida de idade de 34 anos e o índice de massa corporal (IMC) de 36,5, e obesidade no grau 2.
- É importante para os homens que tenham a consciência de que o excesso de gordura da barriga não é apenas um fator de risco para doença cardíaca e diabetes, mas também é um fator de risco para a doença óssea - declarou a pesquisadora Miriam Bredella.
- Não fomos surpreendidos pelos resultados de que a gordura abdominal é prejudicial para a resistência óssea em homens obesos. O que nos surpreendeu foi que homens obesos com uma grande quantidade de gordura visceral tinham a força óssea bastante reduzida em comparação com aqueles com IMC similar, mas pouco acúmulo de gordura na barriga - concluiu Bredella.Estudos anteriores haviam ligado a obesidade com problemas ósseos, mas este encontrou que a gordura abdominal representa um risco maior.
Atualmente, mais de 500 milhões de adultos e 43 milhões de crianças abaixo de cinco anos são obesos e as doenças relacionadas à obesidade estão no topo da lista de causas evitáveis de morte. Indivíduos obesos têm uma chance muito maior de desenvolver hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, por exemplo.

0 comentários: