O INÍCIO DE UM CRAQUE. ROMARINHO É NOSSO, ASSIM COMO RENATINHO POTIGUAR E TANTOS OUTROS...
ROMARINHO, NO INÍCIO JOGANDO FUTSAL POR NETO MOTO
Que a nossa cidade teve inúmeros craques de futsal no passado todo mundo está cansado de saber. Mas aí vem uma pergunta: quais são as nossas promessas no presente? Você conhece alguma? Provavelmente sim. Eu, particularmente, conheço um garoto que estou vendo jogar neste início de campeonato municipal de futsal que está enchendo os olhos de quem assiste aos jogos. Seu nome? José Romário Silva de Souza, 16 anos, mais conhecido como Romarinho. Tem nome de craque e é possuidor de um talento muito grande para a prática do futsal.
|
Em conversas com ele após o empate de sua equipe, NETO MOTOS nesta 3ª feira passada, afirmou que estudou o ensino fundamental I na Escola Municipal Augusto Meira , onde jogava na seleção da escola e participava dos jogos escolares todos os anos.
IVAN LISBOA, PROFº DE ROMARINHO. |
Atualmente, está cursando o ensino médio na Escola Ubaldo Bezerra de Melo e tem como técnico o professor Ivan Simões. Segundo Ivan, que sem sombra de dúvidas é um profundo conhecedor do futsal moderno , Romário tem um grande futuro pela frente. É dedicado, não falta a nenhum treino e o que é mais importante, não ingere bebidas alcoólicas como é comum acontecer com vários garotos de sua idade.
Ao ver Romário jogando fico feliz e ao mesmo tempo triste porque sei que, para conseguir chegar a realizar seu sonho de ser jogador profissional, muita coisa precisa ser feita. Até conseguir realizar seu sonho, Três coisas serão de fundamental importância:
1º ) Dedicação e a vontade de querer aprender sempre mais.
2º ) Apoio dos pais ;
3º) Oportunidades.
Dos três pré-requisitos básicos, sei que Romário tem de sobra a dedicação e a vontade de aprender sempre mais. Resta saber se ele está tendo apoio financeiro dos pais. Outro fator determinante e talvez o mais importante de todos, serão as OPORTUNIDADES que o mesmo terá de ingressar em um clube profissional.
Romário já está com 16 anos, idade em que muitos garotos já está começando a jogar profissionalmente. Provavelmente, os pais têm dando apoio e incentivo ao filho, se não financeiramente porque devem ser desprovidos de recursos materiais, mas moralmente devem incentivá-lo bastante. Porém, se não tiver OPORTUNIDADES de ingressar em um clube profissional, seu sonho poderá ser igual ao sonho de muitos e muitos garotos que conheci e conheço na atualidade que não conseguiram jogar profissionalmente e, hoje, estão desperdiçando seu talento em uma mesa de bar ou usando drogas mais pesadas para anestesiar suas consciências decepcionadas com destino duro e implacável que a vida os proporcionou. Tá na hora de cada um fazer a sua parte, sociedade civil, empresários e poder público. Quantos “Romários” não existem nas ruas e bairros pobres de nossa cidade necessitando de um olhar mais atento, de um projeto social que possa dar pelo menos ESPERANÇA de um futuro melhor?
O BLOG “ESPORTE E SAÚDE” ESPERA QUE ESTA MATÉRIA POSSA ESTAR CONTRIBUINDO PARA UMA REFLEXÃO SOBRE ESTA REALIDADE VIVIDA HOJE, NÃO SOMENTE POR ROMÁRIO, MAS POR MUITOS GAROTOS TALENTOSOS DE NOSSA CIDADE. SOMENTE TER TALENTO NÃO BASTA. PARA FAZER AFLORAR ESSES TALENTOS É PRECISO TAMBÉM DESENVOLVER PROJETOS SOCIAIS QUE POSSIBILITEM OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO PARA ESSES TALENTOS COMO ROMÁRIO.
0 comentários:
Postar um comentário