quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NUMA CIDADE QUE RESPIRA FUTSAL E HANDEBOL, É POSSÍVEL INTRODUZIR O XADREZ NAS NOSSAS ESCOLAS?

Alunas da Escola Municipal Madalena Antunes.
Dentro da programação das Oficinas de Xadrez,  a Coordenação de Educação Física da SEME esteve nesta 2ª feira(27/07), pela manhã, na APAE de Ceará-Mirim.
Carinho, afeto, lições  adquiridas na APAE.
O objetivo era apresentar dois esportes diferentes daqueles vivenciados pelos alunos daquela instituição, o Xadrez e o Tênis de Mesa.

Inicialmente, realizamos a oficina de xadrez. Os alunos,
portadores de necessidades especiais tiveram um comportamento exemplar. No início,  ficamos um pouco inseguros quanto a aceitação deste esporte por parte dos alunos. Entretanto, no desenvolvimento das atividades,  percebemos  que era possível realizar o trabalho proposto. 
É bem verdade que ao final da  oficina de xadrez os alunos não conseguiram absorver o jogo por completo. Mas acreditamos que algo ficou gravado na mente de cada um. Na verdade, sabíamos que o principal objetivo a ser alcançado era a divulgação do esporte, o xadrez. Esse objetivo foi alcançado. Porem, quando realizamos trabalhos como esses, acabamos ensinando e ao mesmo tempo aprendendo,  lições que servirão para nossa melhoria como pessoa. Não dá para esquecer o carinho , a atenção, o respeito, a alegria que todos eles puderam transmitir para nós. São lições que não podemos esquecer na nossa trajetória aqui neste planeta. Porque  não ter vindo antes fazer este trabalho na APAE ?  A resposta veio logo em seguida em minha consciência: "Nada é por acaso!" Tudo na vida tem dia e hora para acontecer!!!
Encerrada a oficina de xadrez, chegou a hora do lanche, momento este bastante alegre e divertido. Logo em seguida ao lanche, apresentamos outro esporte, o Tênis de Mesa. 
Alunos da APAE jogando Tênis de Mesa.
A apresentação de como era o jogo, feita por eu(Pedro Torres) X Reuel Moreno(meu auxiliar na Coordenação de Educação Física). Após eles demonstrarem que entenderam o objetivo do jogo, os alunos  puderam vivenciar este esporte. A sensação que tivemos foi que eles adoraram muito. Isto ficou evidenciado pela alegria que os mesmos demonstravam quando conseguiam jogar a bola para o lado contrário do adversário. A alegria deles aumentou quando  dissemos que a mesa e os acessórios, raquetes e bolas, ficariam na APAE para que eles pudessem continuar praticando este esporte. A mesa e acessórios foi uma doação do empresários do ramo de pré-moldados, Humberto Torres, da Comercial  Jarrolândia em nossa cidade.
Concentração, habilidade que o xadrez proporciona.
Estamos no final do mês de agosto/12 e algumas experiências foram muito gratificante. Outras talvez não consigam seguir em frente. Mas no geral, podemos afirmar que todas elas trouxeram lições, amadurecimento e a certeza de que o xadrez tem espaço aberto em todas as escolas. Os alunos, sejam eles tidos como normais ou com necessidades especiais, gostaram bastante. Para nós da Coordenação de Educação Física da SEME,  três  momentos nas oficinas pedagógicas  foram marcantes: 
1º - A receptividade dos alunos do turno vespertino da Escola Municipal Mário Pinheiro;
2º - A alegria, o carinho e o afeto dos alunos(as) da APAE;
3º - A boa semente  plantada em solo fértil da   Escola Municipal  Madalena Antunes Pereira. 
Escola Madalena Antunes, bons frutos estão por vir.
Nesta última escola, o apoio da gestão escolar e do grupo de professores que acreditaram no xadrez como alternativa pedagógica , podem render excelentes frutos para um futuro próximo. Por sinal, nos jogos internos da Escola Mun. Madalena Antunes, já teremos competições de xadrez e , brevemente, a Coordenação de Educação Física estará realizando um intercâmbio esportivo de xadrez entre esta escolas  Madalena Antunes x Adele de Oliveira.
As oficinas pedagógicas de Xadrez terão continuidade neste mês de setembro/12. 
As escolas públicas da rede municipal de ensino interessadas, deverão procurar a Coordenação de Educação Física e agendar datas. 
Após 1 mês realizando oficinas pedagógicas de xadrez nas escolas da rede municipal de ensino, fica a pergunta no ar: " Numa cidade que respira handebol e futsal , como Ceará-Mirim, é possível introduzir o xadrez como esporte em nossas escolas? Pelas experiências vivenciadas, acreditamos que sim. A resposta mais concreta foi dada na  Escola Municipal Madalena Antunes. 

Brevemente estaremos postando mais matérias sobre as oficinas pedagógicas de xadrez. Aguardem!!! 

0 comentários: