quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alunos da Escola Municipal José Adelino, em 1ª Lagoa(Ceará-Mirim), participam de Oficina de Xadrez.

Oficina de Xadrez - Prática
Neste mês de agosto/12, a Coordenação de Educação Física da Secretaria de Educação do Município está realizando oficinas pedagógicas de Xadrez nas escolas públicas da rede de ensino municipal de Ceará-Mirim. 
A proposta da coordenação é divulgar o jogo de xadrez como alternativa pedagógica para alunos do ensino fundamental I e II, visto que, reconhecidamente, o  jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios, sendo o segundo esporte mais praticado no mundo, constituindo-se como um grande impulsionador da imaginação, que contribui para o desenvolvimento da memória,  da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.
O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de  matemática.
Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.
Por exemplo, há mais de 100 anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória.
Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo  que estudava  o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal.
Por outro lado, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.
A pesquisa de Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.
Nesse mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o rendimento geral de seus alunos.
Fergusson, em 1983, demonstrou a influencia decisiva do xadrez sobre o pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos desta disciplina.
Alunos da Escola Municipal José Adelino(1ª Lagoa)
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1.        A atenção e concentração;
2.        O julgamento e o planejamento;
3.        A imaginação e a antecipação;
4.        A memória;
5.        A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6.        O espírito de decisão e a coragem;
7.        A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8.        A criatividade;
9.        A inteligência;
10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
É por todos esses benefícios que o xadrez proporciona ao desenvolvimento da inteligência dos alunos, que a Coordenação de Educação Física da SEME apostando na  realização destas  oficinas nas escolas.
No decorrer do mês de agosto/12, já foram realizadas 3 oficinas nas seguintes escolas:
- No dia 08/08(manhã): Escola Municipal Mário Pinheiro(Ceará-Mirim);
- No dia 14/08(tarde): Escola Municipal Mário Pinheiro(Ceará-Mirim);
- No dia 21/08(tarde): Escola Municipal José Adelino(1ª Lagoa).
Até o final do mês de agosto/12, a Coordenação estará passando com a Oficina de Xadrez em outras escolas e na APAE(Ceará-Mirim).
As oficinas continuarão a acontecer até o final de dezembro de acordo com cronograma estabelecido pela Coordenação de Educação Física da SEME.
-  

0 comentários: