Alunos da Escola Municipal José Adelino, em 1ª Lagoa(Ceará-Mirim), participam de Oficina de Xadrez.
Oficina de Xadrez - Prática |
Neste mês de agosto/12, a Coordenação de Educação Física da Secretaria de Educação do Município está realizando oficinas pedagógicas de Xadrez nas escolas públicas da rede de ensino municipal de Ceará-Mirim.
A proposta da coordenação é divulgar o jogo de xadrez como alternativa pedagógica para alunos do ensino fundamental I e II, visto que, reconhecidamente, o jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou
cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios, sendo o segundo esporte mais praticado no mundo, constituindo-se como um grande
impulsionador da imaginação, que contribui para o desenvolvimento da
memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi
constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a
derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso
nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar
conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente
calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além
de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.
O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados,
produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque
particularmente notável em casos de matemática.
Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a
influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.
Por exemplo, há mais de 100 anos, Binet (1891) foi o primeiro que
começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos
da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória.
Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava
o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo que estudava
o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na
parte de cálculos como na parte verbal.
Por outro lado, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de
xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço,
concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.
A pesquisa de Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui,
não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como
também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.
Nesse mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para
crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o
rendimento geral de seus alunos.
Fergusson, em 1983, demonstrou a influencia decisiva do xadrez sobre o
pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos
desta disciplina.
Alunos da Escola Municipal José Adelino(1ª Lagoa) |
1.
A atenção e concentração;
2.
O julgamento e o planejamento;
3.
A imaginação e a antecipação;
4.
A memória;
5.
A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6.
O espírito de decisão e a coragem;
7.
A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8.
A criatividade;
9.
A inteligência;
10.A organização metódica do
estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
É por todos esses benefícios que o xadrez proporciona ao desenvolvimento da inteligência dos alunos, que a Coordenação de Educação Física da SEME apostando na realização destas oficinas nas escolas.
No decorrer do mês de agosto/12, já foram realizadas 3 oficinas nas seguintes escolas:
- No dia 08/08(manhã): Escola Municipal Mário Pinheiro(Ceará-Mirim);
- No dia 14/08(tarde): Escola Municipal Mário Pinheiro(Ceará-Mirim);
- No dia 21/08(tarde): Escola Municipal José Adelino(1ª Lagoa).
Até o final do mês de agosto/12, a Coordenação estará passando com a Oficina de Xadrez em outras escolas e na APAE(Ceará-Mirim).
As oficinas continuarão a acontecer até o final de dezembro de acordo com cronograma estabelecido pela Coordenação de Educação Física da SEME.
- No dia 21/08(tarde): Escola Municipal José Adelino(1ª Lagoa).
Até o final do mês de agosto/12, a Coordenação estará passando com a Oficina de Xadrez em outras escolas e na APAE(Ceará-Mirim).
As oficinas continuarão a acontecer até o final de dezembro de acordo com cronograma estabelecido pela Coordenação de Educação Física da SEME.
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