terça-feira, 15 de maio de 2012

A PRÁTICA DE ESPORTES QUE NÃO FAZEM PARTE DAS NOSSAS TRADIÇÕES ESPORTIVAS, PODE SER VIÁVEL PARA AS NOSSAS ESCOLAS PÚBLICAS?

Tênis de Mesa

ESPORTE EDUCACIONAL ESCOLAR  EM CEARÁ–MIRIM É SINÔNIMO DE FUTSAL E HANDEBOL. A TRADIÇÃO FALA MAIS ALTO, FAZ PARTE  NA CULTURA ESPORTIVA  LOCAL E,  MUITAS VEZES, QUEBRAR ESSA TRADIÇÃO É ALGO DIFÍCIL DE ACONTECER.
APESAR DE EXISTIR ALGUNS PROFISSIONAIS QUE INSISTENTEMENTE PROCURAM TRABALHAR OUTRAS MODALIDADES ESPORTIVAS, ESSES DOIS ESPORTES CONTINUARÃO SENDO HEGEMÔNICOS NO GOSTO DE PROFESSORES E ALUNOS AINDA POR ALGUMAS DÉCADAS.
E AÍ, O QUE FAZER? PODEMOS INOVAR, INCENTIVAR NAS CRIANÇAS O GOSTO POR OUTRAS ATIVIDADES ESPORTIVAS? OU O CONTATO COM MODALIDADES NOVAS É  PURO MODISMO, ALGO PASSAGEIRO?
NA MINHA OPINIÃO, DEVEMOS FORTALECER NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES  AQUILO QUE JÁ É TRADIÇÃO EM NOSSA TERRA. PORÉM, O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ESTÁ  ATENTO AO LEQUE DE POSSIBILIDADES QUE PODEMOS TRABALHAR NO AMBIENTE ESCOLAR, DEVERÁ BUSCAR TAMBÉM O “NOVO”, O DESAFIADOR, ALGO NÃO MUITO COMUM. ISTO PORQUE OS NOSSOS DOCENTES NÃO PODEM CONVIVER APENAS COM UM REFERENCIAL TÃO LIMITADO.
ESTOU COM 48 ANOS CONVIVENDO DENTRO DO ESPORTE EDUCACIONAL. UMA PARTE DE MINHA VIDA COMO ATLETA DE FUTSAL E HANDEBOL. OUTRA PARTE, COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ENTRETANTO, A SITUAÇÃO CONTINUA A MESMA. O FUTSAL E O HANDEBOL CONTINUAM A PREDOMINAR NO GOSTO DOS NOSSOS DISCENTES E DOCENTES. É ACOMODAÇÃO ENQUANTO PROFISSIONAIS  OU SERÁ PURO   MEDO EM BUSCAR  NOVOS REFERENCIAIS?
SERÁ QUE NÃO PODEMOS INCENTIVAR A PRÁTICA ENTRE NOSSOS JOVENS DE OUTROS ESPORTES?
QUE TAL TRABALHAR O XADREZ? BADMINTON? VOLEIBOL? TÊNIS DE MESA? ...
ALGUNS PROFISSIONAIS NA VERDADE RESISTEM AO DESCONHECIDO. SENTEM UMA ESPÉCIE DE “PREGUIÇA MENTAL” QUE IMPEDEM DE PESQUISAR COISAS NOVAS. EM CONTRAPARTIDA, ÀQUELES QUE PODERIAM SER OS MAIORES BENEFICIADOS, OS ALUNOS, ENTRAM E SAEM DE NOSSAS ESCOLAS COM UM CONHECIMENTO LIMITADO A ESSA DUAS MODALIDADES ESORTIVAS, DEIXANDO DE ABSORVER NO PERÍODO MAIS SENSÍVEL, O ESCOLAR, CONHECIMENTOS IMPORTANSSÍMOS PARA O PERÍODO PÓS ESCOLAR.
Copa HC de Tênis de Mesa - Bronze na cat. rating "B".
Bronze na categoria absoluta rating B
AQUI EM NOSSA CIDADE, EXISTEM PESSOAS QUE, PERCEBENDO AS LACUNAS EM SUA FORMAÇÃO , BUSCARAM APRENDER COISAS NOVAS.  ESTOU A ME REFERIR AO JOVEM EDEMARCOS MOREIRA.
POR NÃO TER TIDO OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR NOVOS CONHECIMENTOS NA ÁREA ESPORTIVA, EDEMARCOS HOJE BUSCA INCESSANTEMENTE, APRENDER E PRATICAR  ESPORTES    NÃO MUITOS COMUNS AO NOSSO CONVÍVIO.
Edemarcos - Prata no rating B categoria geral. 
JÁ TIVE OPORTUNIDADE DE VER FOTOS DE EDEMARCOS PRATICANDO TRILHAS E , RECENTEMENTE RECEBI FOTOS DE EDMARCOS EM ATIVIDADE NO TÊNIS DE MESA.
POR ESTE ÚLTIMO ESPORTE, PUDE PERCEBER EM CONVERSA RÁPIDA COMO O MESMO, A VONTADE DE TRAZER PARA OS NOSSOS ESCOLARES, CONHECIMENTOS DE TÊNIS DE MESA. IDÉIAS, PROJETOS... SUA MENTE IMAGINA ALGO QUE PODE UM DIA SE TORNAR REALIDADE PARA ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA. AULAS DE TÊNIS DE MESA, SERÁ QUE PODEMOS SONHAR?  ACREDITAR EM NOSSOS SONHOS, EIS O PRIMEIRO PASSO. SE UM DIA ESSE SONHO SE TORNAR REALIDADE, VAI DEPENDER DOS NOSSOS ESFORÇOS.
DO BLOG ESPORTE E SAÚDE FICA O REGISTRO E A CERTEZA QUE, NAQUILO QUE DEPENDER DE MINHA PARTE, ESTAREI SEMPRE DISPOSTO A COLABORAR PARA QUE OS NOSSOS ESCOLARES ADQUIRAM NOVOS CONHECIMENTOS, NOVAS HABILIDADES MOTORAS QUE POSSAM SER ÚTEIS PELA VIDA AFORA.



0 comentários: