segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eduque seu filho desde cedo com bons hábitos alimentares.


A vida moderna mudou os hábitos alimentares no Brasil e no mundo. A obesidade virou problema de saúde pública. Quando deixamos o sedentarismo tomar conta do nosso corpo, abrimos a porta para vários problemas de saúde.
A educação alimentar deve começar bem cedo. Os pais precisam atuar com firmeza na definição do cardápio de seus filhos, desde os primeiros anos de vida. “O impacto do consumismo estimulado pelas propagandas induz as crianças e os jovens a substituírem refeições por lanches e alimentos industrializados, que contribuem para a maior incidência de obesidade e doenças degenerativas”, afirma a nutricionista Soraya Vidya Terra Coury.
A ingestão em excesso de gorduras saturadas, massas e açúcar, assim como de comidas condimentadas, é um perigo para o organismo. O quadro fica ainda mais complicado com a falta de atividade física. Segundo Soraya, a dieta deve ser rica em hortaliças, frutas e cereais integrais, com sabores, texturas e cores diferentes que modificam nossa relação com a nutrição e equilibram os órgãos. Essa educação alimentar promove saúde e vitalidade, principalmente quando associada à prática de exercícios físicos diários.
Na maioria das vezes, a obesidade tem fatores genéticos que se agravam quando as pessoas deixam de se exercitar. “O acúmulo de gordura pode desenvolver vários tipos de doenças, como distúrbios lipídicos, câncer, hipertensão, diabetes, artrite e doenças cérebro-vasculares. Tudo isso reduz o tempo e a qualidade de vida das pessoas”, afirma a médica endocrinologista Raquel Bevilacqua.
Além de colocar a saúde em risco, a pessoa obesa ainda se torna vítima de preconceito por não apresentar uma silhueta que siga os padrões de beleza. Portanto, se você está entregue à preguiça e aos maus hábitos alimentares, a hora de mudar é agora.

FONTE: MINISTÉRIO DOS ESPORTES.

0 comentários: