PROGRAMA ESCOLA ATIVA PROMOVE CURSO DE XADREZ PARA PROFESSORES.
Curso de Xadrez para professores do Programa Escola Ativa |
HOJE PELA MANHÃ ACONTECEU NO CENTRO DE FORMAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL , LOCALIZADO NA ANTIGA ESCOLA O BEM-ME-QUER, O 1º CURSO DE XADREZ PARA PROFESSORES MUNICIPAIS QUE ATUAM NO PROGRAMA ESCOLA ATIVA.
Cristina Sobral(Coord. da Escola Ativa), Pedro e Ivan(professores que ministraram o curso de xadrez. |
O CURSO DE XADREZ FOI MINISTRADO PELO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PEDRO TORRES E IVAN LISBOA E CONTOU COM A PRESENÇA DE APROXIMADAMENTE 28 PROFISSIONAIS. AO FINAL DO CURSO, OS PROFESSORES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA QUE TEM COMO COORDENADORA A PROFESSORA CRISTINA SOBRAL, SAIRAM SATISFEITOS E MOTIVADOS COM OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. MOTIVAÇÃO EM BUSCAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O XADREZ VISANDO INTRODUZIR NAS SALAS DE AULA DO PROJETO, ESSA IMPORTANTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM, VISTO QUE ,
ESTUDOS COMPROVAM A IMPORTÂNCIA DO XADREZ NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS E JOVENS. Partindo da premissa de que o desenvolvimento do raciocínio é elemento fundamental para que a cidadania se efetive, apresentamos o jogo de Xadrez como complemento à educação escolar.
Professores aplicando os conhecimentos adquiridos. |
Esta atividade proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico. Segundo Charles Partos, mestre internacional suíço, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem as seguintes habilidades: atenção e concentração; planejamento; melhora da memória; paciência e autocontrole; lógica matemática, raciocínio; criatividade e inteligência; organização.
A idéia básica de se levar o xadrez até esses professores do Programa Escola Ativa , reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares.
Outro imenso mérito do xadrez é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar.
Além disso, quando ele é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia ao desenvolvimento do sentimento de autoconfiança visto que apresenta uma situação na quais os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir em outras disciplinas acadêmicas.
0 comentários:
Postar um comentário