NÚCLEO PSICOPEDAGÓGICO PROMOVE SEMINÁRIO COM O TEMA: "UM NOVO OLHAR SOBRE INCLUSÃO".
1º SEMINÁRIO DE INCLUSÃO- CEARÁ-MIRIM - RN
Na noite de ontem (26/08/2010) dediquei meu horáriopós-expediente para acompanhar de perto o trabalho de três amigas que haviam contratado meus serviços de Editor Gráfico para a produção do material do 1° Seminário de Inclusão.
Com o andar da produção desse material não pude deixar de perceber o quão detalhistas elas foram na organização desse evento.
Não poderia haver erros.
Platéia presente ao 2º dia de atividades. |
Isso despertou uma curiosidade enorme em mim, pois eu tinha que ver de perto se aquilo realmente iria sair como planejado.
Tive uma surpresa enorme. O seminário começou um pouco atrasado, mas não interferiu nas minhas expectativas, pois atrasos já são costumeiros em eventos desse porte.
Minhas primeiras impressões.
Banda composta por pessoas portadoras de deficiências. |
O local:
Assim que entrei no Espaço Cultural Prefeito Roberto Pereira Varela estava tudo devidamente organizado, a sensação térmica agradável e o áudio de muito boa qualidade, a decoração simples e leve. Toda a atenção era dedicada ao tema e nada poderia o desfocar. Embora os acentos ainda não fossem os adequados mesmo assim todos pareciam estar bem acomodados e confortáveis.
O público:
Tive uma surpresa quando vi aquilo tudo LOTADO. Vi meus antigos professores lá e meus colegas de sala também. Era algo que interessava a todos e isso não é muito comum.
As Formalidades:
Convidado a subir ao palco o Sr. Prefeito( Antônio Marcos de Abreu Peixoto) e Secretária de Ação Social (Ozenir Fernandes) representando o município externaram a importância da educação inclusiva e o comprometimento da prefeitura em ajudar e por em prática eventos como este.
Atitude louvável.
Relatos de experiências. |
A apresentação:
Iniciaram o seminário com Tadeu (meu antigo professor de matemática) como cerimonialista. Ótima escolha, pois sua entonação é perfeita e tudo dito por ele é compreendido com facilidade. Passando a palavra para a Psicopedagoga Eletice Cavalcante Leite, representando o Núcleo Psicopedagógico e suas Colegas Josedalva Silva e Ana Vilma Lopes, dissertou um texto não muito breve mas de conteúdo essencial e satisfatório para o momento.
Meus preconceitos:
Admito que, como muitos, tenho um certo preconceito quando algo envolve nossa matéria prima, quer seja um artista local, um mestre, um músico etc. Em minha temporada de 8 anos em Recife estudei Licenciatura em Biologia e pude conhecer a arte de educar. Não é fácil, é realmente uma arte, nem todos são aptos, pois perseverança e paciência são duas ferramentas elementares para uma boa prática. Isso para mestres de classes comuns, imagine então o quão envolvidos nessa arte devem ser os educadores de alunos especiais? Eu não esperava que no 1° seminário tudo fluísse tão harmoniosamente como foi.
Fiquei embasbacado e bastante orgulhoso.
A emoção:
“Má” fé e premeditação são os adjetivos que, embora soem não muito bem, tento colocar de forma positiva para descrever a artimanha que as responsáveis pelo evento articularam para nos fisgar pela emoção. Um palco lotado pelos integrantes da Banda da APABB (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade). Abriu nosso coração para receber com emoção e bom grado a palestra de Luzia Guacira Santos, Doutora em Educação, Professora adjunto – UFRN, autora e organizadora de livros na área de educação inclusiva, que de cara me conquistou citando José Saramago na abertura de sua palestra abrindo a mente de todos que ali estavam para informações antigas, sabidas e ressabidas, desgastadas pelo uso e abuso do tempo .
Seguido de perguntas e questionamentos sobre o tema Um Novo Olhar sobre a Inclusão: Desafios e Possibilidades o seminário encerra seu 1° dia deixando em mim a satisfação e o orgulho de saber que em nossa cidade existem pessoas preocupadas com a nossa realidade e por demais capacitadas em oferecer uma educação de qualidade a qualquer um com ou sem deficiência.
Parabéns!
atenciosamente...Valdir Machado - Design Grafico
Ceará-Mirim - RN
2 comentários:
É sabido que um grande número de educadores participou desse seminário. Algumas escolas até ofereceram aos seus profissionais, sem custos para eles, essa oportunidade. Será de extrema importância para todos que ponham em prática o que absorveram, e que não fique apenas como mais um curso de formação para o currículo. Parabéns a toda equipe, parabéns ao jovem Valdir Machado pelo excelente relato! Eliel Silva
domingo, 29 agosto, 2010Postar um comentário