terça-feira, 18 de maio de 2010

Arena das Dunas recebe elogios.

Se antes da visita dos representantes da FIFA, o clima dentro do Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa 2014 já era de confiança, após a vistoria das obras em Natal o secretário Fernando Fernandes não escondeu a satisfação ao ressaltar que os técnicos ficaram muito satisfeitos com o projeto natalense e destacaram “que na cidade pode ser realizado o estádio da arte”. Depois dessa afirmação Fernandes espera sepultar de vez as ondas de boatos sobre a eliminação da capital potiguar da condição de cidade-sede para o Mundial.
A grande expectativa era sobre a opinião dos membros da Federação Internacional de Futebol, mas o responsável pelo projeto natalense tratou logo de esclarecer que a visita ocorrera em caráter meramente técnico e que nenhum membro da comissão possuía autorização para expressar qualquer opinião. “Como fizeram em todas as cidades visitadas, eles agora devem emitir um relatório sobre as condições apresentadas por Natal. Eu espero que até a próxima semana seja enviada a carta de aprovação do nosso projeto, para podermos dar prosseguimento as nossas ações”, ressaltou Fernando Fernandes.
Antônio Paulo Cordeiro, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto da Arena das Dunas, reforçou que o prazo previsto para demolição do estádio Machadão, do ginásio Humberto Nesi e da construção da nova arena é de trinta meses e não vê motivos para preocupação e nem a necessidade de se tocar os processos a “toque de caixa”. “Nós estamos avançado com os nossos projetos, são cerca de 250 volumes e assim que for necessário esteremos prontos para realizar o registros de todos”, afirmou Antônio Cordeiro.
No encontro a portas fechadas com a comissão da FIFA foram expostos o detalhamento do projeto arquitetônico da Arena das Dunas, onde foi sugerida algumas modificações para melhorar a visibilidade dos torcedores no segundo piso do estádio, pontos considerados pequenos e que não vão interferir tanto no projeto original, que será readequado apenas. Depois foi realizada uma explanação sobre como se encontra o processo licitatório da Pareceria Público-Privada, que terá o edital de concorrência publicado no início de junho e a previsão é de que em meados de agosto, já seja conhecida a empresa vencedora e que se tornará parceira do governo estadual no projeto da Copa de 2014. A comissão também recebeu detalhes sobre a modelagem econômico-financeira do projeto potiguar.
A vista de campo, no local onde será implantado o canteiro de obras foi rápida, não durou mais que dez minutos. Mas antes de desembarcarem no terreno da governadoria onde foi inciada a demolição da creche e do atual pórtico de acesso a Governadoria, com a realização da terraplanagem da área, a comitiva vistoriou toda área destinada a construção do novo estádio, passando também pela BR-101, onde foram mostrados os acessos ao local. Cumprindo uma das exigências da Fifa, o edital de consulta pública se encontra disponível no site do Governo do Estado, onde irá permanecer até o dia 31 de maio.
"Esporte e Saúde na Copa 2010 com os olhos voltados para 2014!!!


0 comentários: