Mauro Beting e Milton Leite lançam livros sobre as melhores seleções da história.
Em ano de Copa do Mundo é comum o lançamento de diversos produtos e serviços referentes à competição. Na próxima Copa, pela primeira vez realizada no continente Africano, não será diferente. Assim, para contar um pouco das histórias das Copas, o jornalista e comentarista Mauro Beting e o narrador e apresentador Milton Leite lançaram um livro cada, pela Editora Contexto, sobre as melhores seleções da história do torneio. O primeiro escreveu um sobre as sete seleções estrangeiras que ele considera ser as melhores de todos os tempos, enquanto o outro escolheu as seis equipes brasileiras que considera ter feito o melhor trabalho em mundiais.
Com o seu estilo descontraído, Mauro Beting mostra toda a trajetória das seleções da Inglaterra de 1966, da Alemanha de 72, da Itália de 1982, da Argentina de 1986 e da França de 1998, todas campeãs do mundo no ano correspondente, e das equipes da Hungria de 1954 e da Holanda de 1974, que não foram campeãs, mas conseguiram mudar o panorama do futebol mundial, com um plano tático totalmente revolucionário.
Já Milton Leite teve o difícil (ou fácil) trabalho de escolher as seis seleções brasileiras de futebol que mais se destacaram em Copas do Mundo. O apresentador escolheu as cinco seleções que conquistaram mundiais – 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002- e também a fantástica equipe de 1982.
Para mostrar um pouco de todo esse universo das Copas do Mundo, uma citação na introdução na obra do Mauro Beting consegue definir muito bem a evolução do esporte ao longo das décadas. “Se o mundo da bola discute até quem é o “Pelé” do futebol (Pelé? Maradona? Garrincha?), definir as melhores seleções de todos os tempos (fora as brasileiras) é assunto para a vida toda. É quase impossível comparar períodos distintos do esporte, e pode resultar anacrônico igualar o futebol de diferentes décadas. A bola que voa em 2010 é outra pelota, se comparada a que rolava em 1970. Piorou? Melhorou? Mudou. Como a vida. Como o mundo.”
E como nada melhor do que o próprio autor falar sobre a sua obra, confira a seguir uma rápida conversa que o ONNE teve com o Mauro Beting, para descobrir o que ele acha da sua produção.
ONNE: Como surgiu a ideia de escrever os livros referentes às melhores seleções das Copas do Mundo?
Beting: A ideia é da Editora Contexto, que está lançando diversos livros de futebol, entre eles o meu e o do Milton Leite. Deram-me um prazo de menos de três meses para fazer o livro, e é por conta disso que eu achei muito desafiador e ainda mais enlouquecido pelo desafio. Gostei muito do convite e confesso que dentro das limitações fiquei muito feliz com o resultado final, pois foi além das minhas expectativas. Eu consegui ver todos os jogos dessas seleções, dar um panorama histórico, técnico e dentro do possível tático, e contar porque essas seleções estão no livro, além de justificar algumas que poderiam estar mas não foram campeãs.
ONNE: Como foi a mudança de parceria, do Milton Neves para o Milton Leite?
Beting: A grande vantagem do Milton Leite é que ele não fala o meu nome 1 milhão de vezes por dia e não fica me zoando tanto. Mas são dois monstros da comunicação, o Neves é aquele monstro em todos o sentidos, um verdadeiro mito, e o Leite vem se transformando também em um mito da narração. Eu já era fã do Milton Leite, acompanhava o trabalho dele de apresentação na Jovem Pan, da TV Jovem Pan, e também na ESPN e no Sportv. Eu o acho um baita narrador, um ótimo profissional, e o que é legal, eu falo que ele é um profissional que não só transmite emoção, pois ele é um profissional completo que pode trabalhar tanto em TV aberto como fechada.
ONNE: Quando você ficou sabendo da parceria com o Milton Leite?
Beting: Logo que me convidaram. O Milton já estava fazendo o livro dele, e para mim foi um privilégio, não trabalhar junto, pois são livros paralelos, que são obras primas, irmãs e muito legais. E é uma honra de ofício estar aqui ao lado do Milton Leite.
ONNE: O que você tem a falar sobre o livro “As Melhores Seleções Estrangeiras de Todos os Tempos ” ?
Beting: Ele é um livro que não tem só a pretensão de ser conversa de boteco, mas também acadêmico. Ele trás até algumas coisas que ficam meio maçantes, meio chatas, como a análise da parte tática. Mas ele tem essa pretensão de ser meio chato, que você pode até pular, mas também têm algumas histórias de bastidores, algumas histórias de emoção e superação. Pode até ser usado em palestra, de auto-ajuda e auto-atrapalha, com muitas histórias de como formar ou deformar um grupo.
Livro: As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos
Autor: Mauro Beting
Formato: 16 x 23 cm; 240 páginas
Preço: R$ 33
Livro: As melhores seleções brasileiras de todos os tempos
Autor: Milton Leite
Formato: 16 x 23 cm; 224 páginas
Preço: R$ 33
PARA OS AMANTES DO FUTEBOL E ESPECALMENTE DE COPA DO MUNDO, ESTA É UMA BOA DICA DE LEITURA DO "ESPORTE E SAÚDE".
PT SAUDAÇÕES ESPORTIVAS 2010!!!
0 comentários:
Postar um comentário