QUE NÃO ACONTEÇA COM MURIÚ, PORTO MIRIM E JACUMÃ O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM BARRA DE MAXARANGUAPE/RN.
Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades significativas de água é também expressiva.
O estudo da balneabilidade de uma praia compreende a medida das condições sanitárias, objetivando a sua classificação em PRÓPRIA e IMPRÓPRIA para o banho, em conformidade com as especificações da resolução CONAMA nº 274/2000.
Importância da determinação das condições de balneabilidade
No Estado do Rio Grande do Norte, as praias se destacam principalmente pela sua rara beleza, águas cristalinas, limpas e mornas, além da existência de clima convidativo, motivos pelos quais elas se apresentam entre as maiores atrações turísticas do Estado, contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento sócio-econômico regional.
Além de grande atração turística, as praias são também utilizadas como importantes áreas de recreação e lazer nos centros urbanos. Assim, o monitoramento sistemático e a conservação das praias, mantendo-as em condições PRÓPRIAS para recreação primária, e informando aos banhistas das suas condições de balneabilidade, se apresenta como uma grande preocupação do Governo Estadual, expressado através das ações do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA.
CATEGORIA LIMITE DE NMP DE COLIFORMES FECAIS / 100 mL
EXCELENTE-Máximo de 250 em 80% ou mais das amostras
MUITO BOA- Máximo de 500 em 80% ou mais das amostras
SATISFATÓRIA- Máximo de 1000 em 80% ou mais das amostras
IMPRÓPRIA-Acima de 1000 em mais de 20% das amostras.
VEJA AQUI O QUADRO GERAL DA QUALIDADE DE TODAS AS PRAIAS DO RN
ANTES DE VOCÊ PROGRAMAR SUAS FÉRIAS OU VIAGENS AO LITORAL DO NOSSO ESTADO, OBSERVE ESTE QUADRO PARA NÃO TER UMA DESAGRADÁVEL SURPRESA AO RETORNAR PARA SUA CASA.
UM ABRAÇO E BOAS FÉRIAS. EVITE PRAIAS QUE, SEGUNDO O IDEMA, ENCONTRAM-SE IMPRÓPRIAS PARA O BANHO NESTE VERÃO.
A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A NOSSA MOVIMENTADA PRAIA DE BARRA DE MAXARANGUAPE, DEVE FUNCIONAR PARA A SECRETARIA DE TURISMO DE NOSSA CIDADE COMO UM EXEMPLO PARA NÃO FAZERMOS O MESMO COM NOSSAS PRAIAS: MURIÚ, PORTO MIRIM E JACUMÃ.
O DESENVOLVIMENTO DESTAS PRECIOSIDADES DEVE ESTAR ATRELADO À QUALIDADE DE VIDA DE NOSSO POVO.
NESTE VERÃO O "ESPORTE E SAÚDE FICARÁ EM ESTADO DE ALERTA PARA A REALIDADE DOS ESGOTOS E LIXO NESSAS PRAIAS.
PT SAUDAÇÕES!!!
ESTA MATÉRIA FOI POSTADA DE ACORDO COM INFORMAÇÕES OBTIDAS NO RELATÓRIO DO IDEMA DO DIA 17/12/2009.
ESTA MATÉRIA FOI POSTADA DE ACORDO COM INFORMAÇÕES OBTIDAS NO RELATÓRIO DO IDEMA DO DIA 17/12/2009.
0 comentários:
Postar um comentário